STF julgará se gay pode doar sangue

A ação tramita na Corte desde 2016 e está sob relatoria de Edson Fachin.

O Supremo Tribunal de Justiça (STF) julgará, nesta quinta-feira (19), ação inconstitucionalidade (ADI) 5543 proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) que contesta essa determinação da Agência Nacional da Saúde, onde gays e homens bissexuais só podem doar sangue se não tiverem tido relações com outros homens nos últimos 12 meses.

A ação tramita na Corte desde 2016 e está sob relatoria de Edson Fachin. A restrição é valida desde 2004 e está expressa na portaria 158/2016 do Ministério da Saúde e na Resolução 43/214 da Anvisa. A justificativa é que a AIDS está concentrada em populações de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e profissionais do sexo.

 Você já curtiu a página do O Cubo? Faça já parte e interaja com os outros leitores. Link para a página: https://www.facebook.com/ocuboblog

Você sabia que ao torna-se um patrão do O Cubo BLOG, você ajuda o site a continuar crescendo. http://ko-fi.com/ocuboblog

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios