Mestre Josias Sobrinho reúne em um só disco, dez preciosas composições criadas junto aos artistas Chico Saldanha, Zeca Baleiro, Gerude, Ronaldo Mota, Nosly, Tutuca Viana, Ivandro Coelho, Augusto Bastos, Marquinho Mendonça e Luiz Júnior Maranhão. A direção musical é do instrumentista Rui Mário.
O álbum vem dotado de sentimentos, provocando emoção, faixa a faixa, exaltando toda a grandeza deste notável cantor, compositor, produtor cultural, poeta e dramaturgo da música brasileira, Josias Sobrinho; o “menino rei” ecoado nos versos do samba-enredo da Turma do Quinto como o grande homenageado do Carnaval maranhense em 2024.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Vol. 10 – Em Parceria tem “Nosso Romance” de Josias Sobrinho e Zeca Baleiro, “Antes que seja tarde’ de Josias Sobrinho e Gerude, “De segunda a Sexta” de Josias Sobrinho e Tutuca Viana, “Piloto de Para Raios” de Josias Sobrinho e Nosly, “Sonhos de Pegar Com a Mão” de Josias Sobrinho e Ronaldo Mota, “Deixa Estar” de Josias Sobrinho e Chico Saldanha, “Nem Mal Nem Pior” de Josias Sobrinho e Luiz Maranhão, “Que Doideira” de Josias Sobrinho e Marquinho Mendonça, “Nas Lentas Horas” de Josias Sobrinho e Ivandro Coelho, “Todo Segredo” de Josias Sobrinho e Augusto Bastos.
Esse disco traz uma liberdade rítmica, uma base jazzística sofisticadíssima arraigada de raízes profundas; do samba às baladas agalopadas, até uma quase oração como “Sonhos de Pegar Com a Mão”, de Josias Sobrinho e Ronaldo Mota e “Deixa Estar”, de Josias Sobrinho e Chico Saldanha. Em Parceria é para ganhar o Mundo…
Todos os arranjos de “Vol. 10 – Em Parceria” são assinados por Rui Mário. O violão, viola, guitarra é de Israel Dantas, junto a Ronald Nascimento (bateria), Dedé Valença (baixo), Carlos Raqueth (baixo), Tião Lima (zabumba), Wendell de La Salles (bandolim), Marquinho Mendonça (semente, tama e viola) e Rui Mário (sanfonas, teclados, escaleta, percussão sample). A mixagem e masterização é do Maestro Zé Américo Bastos. O disco foi gravado no estúdio Rmaster.
“As músicas de Josias Sobrinho fazem parte do nosso cancioneiro popular, das rodas de violão nas praças e beiras de rios…A sua poesia é feita de memórias, tanto da Baixada, quanto da ilha, retratos e paisagismos da sua terra e da sua gente. Compositor vibrante, é capaz de fazer e tem feito algo surpreendente, lançar um disco por mês. Demonstrando ser infinita a sua sensibilidade com as palavras e sons”, ressaltou o escritor, compositor e cantor Elizeu Cardoso, um dos seus muitos admiradores inveterados.
Josias Sobrinho chegou ao décimo volume do projeto “Canção em Canção”. Um compilado fundamental de cem músicas de gravações inéditas, onde, além de realizar o registro histórico de sua obra, ele abraçou ao máximo um número significativo de fazedores de cultura, entre compositores, arranjadores, músicos, assessoria, produtores e operadores técnicos, numa cadeia produtiva somando mais de cinquenta profissionais reunidos nesta iniciativa, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Maranhão, com patrocínio da Potiguar, através da Associação Cultural da Música Maranhão.
O alcance desse projeto é extraordinário. Os discos já foram adicionados em mais de 500 playlists. Os números saltam em 70 mil streamings, com 20 mil ouvintes espalhados em mais de 81 países, com acessos na maioria no Brasil, Portugal, EUA, Argentina e Espanha.
Todos os discos são lançados nas plataformas digitais, e ficam disponíveis também na rádio Josias Sobrinho MPM Web Rádio (mpmwebradio.com) e no canal YouTube Josias Sobrinho_Oficial.
Mérito – É profícua a contribuição de Josias Sobrinho para o que se constituiu como um cancioneiro verdadeiramente identificado com a tradição popular maranhense. O universo musical de Josias Sobrinho vai além das fronteiras geográficas; sua música tem reconhecimento nacional; sua obra é referência na história da Música Popular Brasileira. Em 1978, Josias Sobrinho foi um dos compositores gravados por Papete no antológico “Bandeira de Aço”, produzido por Marcus Pereira, com as imprescindíveis “De Cajari Pra Capital”, “Engenho de Flores”, “Dente de Ouro” e “Catirina”. Outras vozes também beberam dessa fonte límpida como Diana Pequeno, Ceumar, Leci Brandão, Rita Benneditto, Betto Pereira, Vinaa, Fátima Passarinho, Flávia Bittencourt, PutaBend, Zeca Baleiro até a Xuxa já gravou música do Mestre Josias Sobrinho.
Show – O show “Canção em Canção” de Josias Sobrinho com Jesiel Bives (direção e teclados), Andrezinho (acordeon), Carlos Raqueth (baixo), Sued Richarlys (violão e guitarra), Dark Brandão (percussão), Isaías Alves (bateria) e produção de Tatiana Ramos, foi realizado em 05 de dezembro de 2023, no Teatro João do Vale (Praia Grande – Centro Histórico). Participações especiais de Gabriela Marques, Sérgio Habibe, Roberto Brandão, Lenita Pinheiro, Beto Ehongue, Aziz Jr., Cassiano Sobrinho, Elisa Lago, Lucas Sobrinho, Lobato (do Boi de Morros) e Zeca Baleiro (modo virtual). A iniciativa resultou em um especial do programa Mirante Repórter, exibido pela TV Mirante, disponível na plataforma Globo Play.
Acompanhe as redes sociais: @josiassobrinhooficial, e o canal no YouTube https://www.youtube.com/@JosiasSobrinho.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário