O Prof. Dr. Jackson Ronie Sá-Silva, juntamente com ex-alunas do Mestrado em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Jarlisse Nina Beserra da Silva, Ana Paula Almeida Ferreira e Maritânia dos Santos Padilha, recentemente publicaram um artigo de destaque na Revista Portuguesa “Cuadernos de Educación y Desarrollo”. A revista é reconhecida com qualificação CAPES A4, o que atesta a relevância e rigor acadêmico da pesquisa.
O artigo, intitulado “A utilização de imagens na educação infantil e os estereótipos de gênero”, tem como objetivo principal analisar como professoras lidam com o uso de imagens em contextos educacionais, especificamente quando confrontadas com a discussão sobre estereótipos de gênero. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, fundamentada na produção teórica que aborda as interseções entre gênero e educação, e também utiliza métodos de campo, incluindo entrevistas semiestruturadas conduzidas com 19 professoras de uma creche e pré-escola vinculada à Rede Municipal de Educação na cidade de São Luís.
Os resultados da análise de dados, conduzida de forma qualitativa, apontam para a presença de receios entre as professoras quando se trata de abordar a temática de gênero na Educação Infantil. As conclusões destacam a necessidade de reflexão sobre a concepção de criança e sobre as influências das forças sociais presentes nos ambientes escolares. Além disso, o estudo observou que, embora as imagens sejam amplamente reconhecidas como recursos pedagógicos importantes na rotina da Educação Infantil, ainda existem ceticismos em relação às possíveis influências carregadas pelos estereótipos de gênero.
O Prof. Jackson Ronie Sá-Silva, líder do estudo, compartilhou suas observações sobre os resultados: “Por isso, se faz necessária a reflexão sobre concepção de criança e sobre as forças sociais que atuam nos espaços escolares. Verificamos, ainda, que apesar de as imagens serem consideradas como importantes recursos pedagógicos no cotidiano da Educação Infantil, existem descrenças quanto às influências acerca dos estereótipos de gênero que possam carregar.”
Além de sua contribuição na pesquisa, o Prof. Dr. Jackson Ronie Sá-Silva também desempenha papéis significativos dentro da Universidade Estadual do Maranhão. Ele é o Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa ENSINAR e atua como professor no Mestrado PROFEI-UEMA, no Mestrado em Educação (PPGE-UEMA) e no Doutorado em Ensino da Rede RENOEN/PPG-UEMA.
A pesquisa realizada por esse grupo de acadêmicos da UEMA ilumina importantes questões relativas à educação inclusiva e aos estereótipos de gênero na educação infantil, fornecendo insights valiosos para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados em promover uma educação mais igualitária e livre de preconceitos. A publicação completa do artigo pode ser acessada aqui.
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