Neste domingo (6), Eduardo Braide (PSD) foi reeleito prefeito de São Luís, conquistando 403.981 votos, o que corresponde a 70,12% do total de votos válidos, consolidando uma vitória expressiva já no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, Braide confirmou seu favoritismo, garantindo mais quatro anos à frente da administração da capital maranhense.
O segundo colocado na disputa foi Duarte Júnior (PSB), que obteve 129.962 votos, representando 22,56% do total. Outros candidatos que participaram da corrida eleitoral foram Dr. Yglésio (PRTB), com 18.348 votos (3,18%), Fábio Câmara, com 7.800 votos (1,35%), Flávia Alves (Solidariedade), que teve 4.812 votos (0,84%), Wellington do Curso (Novo), com 4.409 votos (0,77%), e Franklin (PSOL), com 4.386 votos (0,76%).
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Braide votou no Colégio Santa Tereza, no Centro Histórico de São Luís, acompanhado por familiares, amigos e apoiadores. Após o voto, o prefeito reeleito acompanhou a apuração em sua residência e, posteriormente, foi ao seu comitê central para comemorar a vitória com correligionários e eleitores.
Uma coletiva de imprensa foi marcada para esta segunda-feira (7), às 10h, na sede da prefeitura, localizada na Rua do Giz, para que Braide discuta as próximas etapas de sua gestão e apresente suas prioridades para o novo mandato.
Propostas para o segundo mandato
Eduardo Braide assumiu o compromisso de avançar em áreas essenciais para São Luís. Na saúde, ele pretende ampliar as unidades básicas e centros médicos, construir a Maternidade Municipal e criar um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce para crianças neurodiversas no Hospital da Criança. Além disso, um aplicativo para facilitar a marcação de consultas e exames também está nos planos.
Na área da cultura, o prefeito reeleito planeja a construção do Museu Nacional do Azulejo, um projeto que visa fortalecer a identidade histórica de São Luís, conhecida por seus casarões coloniais e azulejos portugueses.
Em termos de segurança, Braide pretende intensificar o monitoramento da cidade, instalando câmeras em diversos pontos estratégicos. Já no transporte, ele propõe a ampliação da frota de ônibus da capital e a construção de ciclovias e ciclofaixas, promovendo a mobilidade urbana sustentável.
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