Um dos maiores desafios que assola os meios de comunicação, países e a sociedade, são as noticias falsas. Eleições são manipuladas, como aconteceu no Brasil, onde uma mamadeira erótica fez com que o atual presidente fosse eleito. Pessoas já foram espancadas e até mortas por causa de correntinhas de WhatsApp compartilhadas sem saber a fonte e a sua credibilidade.
As rede sociais deram mais força e velocidade para que essas noticias maliciosas. Grupos com intenções de prejudicar e manipular abraçaram a ideia de fabricação de noticias falsas para assim obterem poder. Noticias como “masturbação mata neurônios”, “vacinas são prejudiciais” ou até absurdos como “Nazismo é de esquerda” e que a “Terra é Plana”, acabam sendo espalhadas e muito acreditam como verdade. Chegando nesse caos político e social.
Existe um grande esforço da extrema-direita em provocar uma revolução anti conhecimento. Onde desvalorizam especialistas e as grandes mídias para assim facilitar a construção de Fake News. Olavo de Carvalho seria um dos maiores exemplos. Sem formação acadêmica (e até mesmo o ensino médio) acaba sendo o Guru de vários digitais influencer da extrema-direita, deputados, senadores e até mesmo do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
A extrema-direita ressuscita medos antigos como a Ameaça Comunista, uma mentira contada para dar força ao Golpe Militar. Nada mais fácil do que lutar contra um inimigo que não existe, logo você pode ganhar sem nenhum esforço, fazer movimento “necessários” como a tortura para neutralizar a ameaça. Hoje, usam da mesma tática, o inimigo invisível está em todo lugar. Assim, eles nunca erram, sempre é o inimigo invisível ou então simplesmente culpam o PT.
Mas fica a dúvida, como acabar com as Fake News? Essa é uma pergunta que a mídia tradicional faz, pois em vez de noticia sobre acontecimentos recentes, necessitam constantemente provar que certas “noticias” são falsas. O desafio de acabar com as Fake News é a mesma de acabar com analfabetismo. Necessita um investimento maior em educação. Um maior ensino em interpretação e o ensino da comunicação, para que o cidadão saiba identificar noticias falsas. Porém, ensinar que não existe uma fonte verdadeira e que essa fonte vai te dar tudo. O brasileiro tem que aprender noticias de diferentes fontes para assim tirar sua conclusão. Para de procurar no Google respostas rápidas. Aprender a não depender de interpretações já feita.
Como fazer isso se não temos tempo de ler? É muito mais fácil aceitar uma interpretação feita e escancarada na nossa frente do que fazer todo o trabalho de examinar a notícia. Há uma necessidade de perder a preguiça de ler e procurar entender um assunto. De não aceitar a primeira retorica e questionar se existe veracidade na noticia que lermos.
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